APAE de Nossa Senhora das Graças tem Projeto aprovado no SISTAG

No dia 21 de setembro a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nossa Senhora das Graças, recebeu o Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, que foi recepcionado pelo Prefeito, Clodoaldo Rigieri; a Secretária de Ação Social Rosiana Almeida; a Presidente da APAE Luzinete Zanella; a vice-presidente a APAE Maria Fátima Costa; a Diretora Financeira Márcia Lopes Machado e a representante do Secretário da Educação Nelci da Silva, para celebrar a assinatura do Termo de Fomento com a aprovação do projeto: "Promovendo bem Estar e Equidade na Educação Especial", no valor de 51.968,00 por meio da deliberação do CEDCA-PR com recurso do FIA.

A Diretora Ester, da APAE de Nossa Senhora das Graças, detalha: “Fizemos um Projeto no sistema do SITAG, a APAE recebeu R$ 51.680,00 e este projeto foi iniciado em 2021, eles receberam no sistema 800 projetos, porém apenas 32 foram aprovados, e a nossa APAE foi contemplada. Para nós foi muito gratifi cante”.

Vale lembrar a importância de permitir-se bem estar e equidade na Educação Especial, pois assim, se identifica necessidades especificas para as vulnerabilidades, sendo o conceito de equidade é essencial nos primeiros anos de vida, para a construção de uma sociedade mais justa. É importante que se ofereça ações em caráter universal, igualdade, porém irão conseguir um número restrito de pessoas. Dentro disto a importância da lente da equidade, para identificar necessidades específicas para as necessidades individuais ou do grupo.

Assim as ações alcançam estas necessidades, construindo a equidade, reduzindo ao máximo as diferenças injustas e inaceitáveis. Enfim, Equidade é um conceito extremamente apropriado para se falar de primeira infância.

Fonte: Jornal "O Regional" - Data: 28 de setembro de 2022.